História

Há mais de 20 anos, um grupo de voluntários iniciou em Carmo da Cachoeira uma atividade beneficente que ficou conhecida como Rede de Serviço. O objetivo era o de proporcionar desenvolvimento em vários aspectos da vida: práticos, culturais, psicossociais e espirituais.

O impulso a esse trabalho originou-se com o filósofo, escritor e palestrante José Trigueirinho Netto, cuja mensagem nos coloca em contato com a consciência da paz, e nos motiva a viver uma vida fraterna e de serviço abnegado.

O trabalho expandiu-se com rapidez. As consultas médicas e os serviços assistenciais aumentaram. Foram abertos diversos ateliês, visando a canalizar uma nova energia para o dia-a-dia das pessoas que se aproximavam, enriquecendo suas vidas com atividades não disponíveis nas escolas e na comunidade. Colaboradores, com crescente dedicação, começaram a contribuir com seus dons, conhecimentos, bens materiais e ajuda financeira. Realizaram diversas ações sociais e culturais, e também serviços de saúde. Todos os serviços eram oferecidos gratuitamente à população, porque os voluntários trabalhavam movidos pelo princípio da doação de si.

O profundo chamado a servir ainda mais à vida de todos os reinos da Natureza impeliu o grupo a alargar horizontes e a fundar, em dezembro de 2006, a Associação Casa Luz da Colina, como entidade de caráter filantrópico mantida por seus benfeitores e voluntários. Um novo e ensolarado espaço foi adquirido para as atividades: um terreno de 15 hectares no alto de uma colina adjacente à cidade. Como primeira etapa das construções projetadas, a antiga casa ali existente foi reformada para permitir a expansão dos serviços oferecidos.

Na Casa Luz da Colina encontra-se também um monastério da Ordem Graça Misericórdia, uma ordem ecumênica, presente no Brasil e em outros países. Trata-se de um monastério de vida ativa, onde os monges e as monjas ali residentes aprofundam o silêncio, com trabalho de sintonia e oração, que se agrega aos serviços de atendimento aos necessitados.

Também em 2009 foram publicados os Atributos da Casa Luz da Colina, que é um opúsculo simples mas que contém princípios e leis para a vida prática, material e espiritual daqueles que estão a serviço.